quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto desvendando o Laboratório de Informática

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome dos cursistas Luciana Fernandes e Marlon Santos

Local: Ceilândia- DF

Professores envolvidos: Todos os professores da escola


2. Definição do Tema de seu Projeto
Tema: Desvendando o Laboratório de Informática da Escola
Diante dos inúmeros Laboratórios de Informática que foram implantados nas Instituições de Ensino recentemente e que ainda não estão sendo utilizados de maneira adequada, face a resistência e insegurança dos educadores, constatamos a necessidade de elaborar uma proposta de trabalho que oriente e facilite o planejamento do professor para o contato com os recursos tecnológicos oferecidos pela escola.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Um dos grandes fatores que interferem a utilização das TICs na educação vem sendo o despreparo do educador em incorporar as novas tecnologias a sua prática. Muitas pesquisas revelam que os educadores ainda não sentem segurança em levar para a sala de aula a cultura digital devido à falta de contato e conhecimento desses recursos. Visando proporcionar um maior entrosamento entre os docentes e os recursos oferecidos pelo laboratório de informática, lançamos a proposta de promover oficinas práticas que contribuirão para o planejamento das aulas informatizadas.
Por que é necessário este projeto?

4. Objetivo
Promover oficinas práticas que ofereçam subsídios aos educadores para trabalhar com as tecnologias disponíveis no laboratório de informática da escola.
O que queremos alcançar?

5. Conteúdos
Noções de Informática, sugestões para relacionar os conteúdos estudados com as aulas no laboratório de Informática
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Todas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Inicialmente será realizado um diagnóstico com os educadores, através do preenchimento de um questionário, que irá oferecer um panorama sobre qual é a relação desses educadores com a informática e apontar as necessidades e expectativas de cada um em relação ao trabalho no laboratório de informática.
Após a análise dos resultados obtidos no diagnóstico, serão planejadas oficinas que contribuirão para o planejamento das aulas no laboratório de informática, partindo das necessidades verificadas.
Nas oficinas os educadores terão oportunidade de conhecer os programas disponíveis no Linux Educacional, tirar dúvidas sobre a utilização das Tecnologias, compartilhar experiências bem sucedidas de atividades desenvolvidas no LabInfo, discutir sobre como planejar as aulas a serem desenvolvidas no laboratório, conhecer dinâmicas , receber dicas e sugestões de programas, sites e jogos digitais.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição detalhada de como acontecerá seu projeto)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Formulários de diagnóstico inicial, computadores do Laboratório de Informática, Formulário de avaliação das oficinas, Data Show, tela de projeção.
Cite tudo que é necessário para o desenvolvimento deste projeto.

10. Avaliação
Os professores responderão a um questionário avaliativo ao término das oficinas, avaliando o encontro e sugerindo novos temas a serem trabalhados.
Como serão avaliados?

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
As oficinas desenvolvidas serão publicadas no blog da escola para que todos os professores tenham acesso aos temas trabalhados e sugeridos.
Como divulgar os resultados? Poster, Painel, Blog, Evento?

12. Referências Bibliográficas
Sites
www.educarede.org.br

Um comentário:

  1. Que interessante! Agora em 2014, como anda a aplicação da informática educativa a partir desse projeto nessa instituição de ensino? Por gentileza, me informem.

    ResponderExcluir